6 mil milhões de euros desperdiçados todos os anos

\"\"

É difícil perceber como se perde tanto dinheiro, sem que ninguém se preocupe com isso!

 

Também é difícil saber quanto é que são 6.000 milhões. É quase o orçamento anual do Ministério da Educação (que inclui todas as despesas com instalações, pessoal e materiais de todas as escolas do país). É o dobro do orçamento anual do Ministério da Ciência e da Tecnologia que financia todo o sistema de ensino universitário português.

 

Cada português paga 50 euros por mês por um problema que nem sabe que existe. É estranho, não é? Bem, na verdade estes números são uma estimativa. É que nem sequer sabemos realmente quanto isto nos custa. Este valor foi estimado com base num estudo científico, publicado na conceituada revista The Lancet, efetuado em 28 países europeus, que avaliou o curso das experiências adversas na infância – Portugal não teve dados para apresentar. 

 

O que é que isso significa? Significa que o custo económico dos “traumas de infância” é enorme e ninguém o controla. Mas há pior. É que por detrás desses números estão milhões de portugueses que sofrem as consequências de um problema de que ninguém parece interessado em discutir.

 

As estatísticas dizem que mais de 60% das pessoas foram vítimas; mais de 16% são casos graves. E isto não são apenas números. Em cada uma destas pessoas há uma história de adversidade que se perpetua por toda a vida, aos mais diversos níveis. 

 

Está mais do que na hora de sair deste registo de ocultação e de ignorância e enfrentar as coisas tal como elas são. As experiências adversas da infância existem e causam danos se não forem ressignificadas. Elas podem dar origem a uma extrema vulnerabilidade ou a uma resiliência inigualável.

Vamos aprender a lidar com isto de forma a construir uma vida social de autêntico bem estar e felicidade? Por ti. Pelos teus. Por nós. Por todos.

Junta-te a nós em https://missaopertinente.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Ficha de inscrição
plugins premium WordPress