Ainda Andas Distraído(a)

 

 

Presta bem atenção a este texto. Ele vai transmitir-te informações que talvez ainda não saibas. Ou que talvez até já saibas, mas que ainda não percebeste que te afetam a ti, diretamente. Afeta-te a ti, aos teus e às pessoas de quem mais gostas.

O tema é grave, mas ainda assim há boas notícias.

Vincent Felitti, médico norte americano, descobriu por acaso, uma relação direta entre as Experiências Adversas na Infância e muitos problemas da vida dos adultos. O tema rapidamente apaixonou toda a comunidade científica.

O que os cientistas perceberam muito claramente foi que o stresse tóxico durante a infância é a causa da maioria dos problemas da sociedade. Doenças físicas e mentais, depressão, ansiedade, relacionamentos abusivos, hábitos pouco saudáveis, insucesso escolar e profissional, vícios, dependências de substâncias, violência e criminalidade têm uma causa comum e está identificada. As estatísticas dizem que mais de 60% das pessoas foram vítimas; mais de 16% são casos graves.

Crianças que foram ignoradas, abandonadas, abusadas, negligenciadas física ou emocionalmente, que convivem com a pobreza, com a doença mental ou com a violência estão praticamente condenadas a uma vida de sofrimento.

E, em média, morrerão 20 anos mais cedo.

Serão provavelmente adultos inseguros, doentes, sem estrutura, sem referências. Terão um comportamento errante. Serão julgados, abandonados, humilhados durante todas as suas vidas. Causarão as mesmas experiências aos seus filhos e o ciclo continuará perpetuamente.

O problema é grave e afeta pessoas de todas as classes sociais e praticamente todas as famílias. Vivemos numa sociedade acelerada que facilmente passa o seu stress às crianças. As consequências são para toda a vida.

 

Precisamos ficar atentos. Precisamos parar este ciclo. Precisamos resgatar as crianças e jovens que neste momento estão a sofrer este problema. Temos obrigação moral de requalificar os adultos que passaram por estas Experiências Adversas na Infância.

 

A Missão Pertinente é uma associação sem fins lucrativos que se propõe a criar um movimento social para travar este problema. Estamos a juntar cientistas, técnicos, pais e toda a comunidade para criar e implementar estratégias sólidas para travar as experiências adversas na infância e as suas consequências. O tema envolve as áreas social, da saúde, da educação e da vida comunitária. Há muito para fazer.

 

É uma longa missão, mas é pertinente. Podemos fazer este caminho: da adversidade à resiliência.

 

Tu podes ajudar-nos a fazer a diferença. Podes tornar-te sócio. Podes tornar-te voluntário. Podes fazer-nos chegar o teu donativo. Podes passar a palavra aos teus amigos.

 

Precisamos de ti. Junta-te a nós. Vamos fazer a diferença. Vamos construir um mundo mais acolhedor e mais justo.

 

Por ti, pelos teus, por nós, por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Ficha de inscrição
plugins premium WordPress