16% das pessoas são casos graves

 

 

Para ser mais preciso, segundo os valores internacionalmente aceites, 16,7% das pessoas sofre deste problema grave, que não é oficialmente reconhecido em Portugal.

 

Um sexto das pessoas avaliadas em vários estudos internacionais, demonstraram ter tido 4 ou mais experiências adversas da infância. São eventos potencialmente traumáticos na infância, dos 0 aos 17 anos, tais como negligência e experiência ou testemunho de violência. Estas experiências podem afetar negativamente o desenvolvimento físico, mental, emocional e comportamental com consequências duradouras na saúde, bem-estar e prosperidade até a idade adulta, ou mesmo até ao fim da vida.

 

Estima-se que haja em Portugal 1.727.950 pessoas que são vítimas graves e que lidam com consequências terríveis sem compreender a sua origem. 287.800 crianças e jovens portugueses podem estar neste momento a sofrer EAI severas, sem qualquer proteção específica. Em Portugal, ao contrário da maioria dos países da Europa, não existe qualquer programa de prevenção.

 

O problema não é do sistema, nem é “dos outros”. É de todos nós. Afeta as nossas vidas, as nossas famílias e – de uma forma ou de outra – todos os que mais amamos.

 

Precisamos ficar atentos. Precisamos parar este ciclo. Precisamos resgatar as crianças e jovens que estão a ser vítimas deste problema. Temos obrigação moral de requalificar os adultos que passaram por estas experiências adversas na infância.

 

A Missão Pertinente é uma associação sem fins lucrativos que se propõe a criar um movimento social para travar este problema. Estamos a juntar cientistas, técnicos, pais e toda a comunidade para criar e implementar estratégias sólidas para travar as experiências adversas na infância e as suas consequências. O tema envolve as áreas social, da saúde, da educação e da vida comunitária. Há muito para fazer.

 

É uma longa missão, mas é pertinente. Podemos fazer este caminho: da adversidade à resiliência.

 

Tu podes ajudar-nos a fazer a diferença. Podes tornar-te sócio. Podes tornar-te voluntário. Podes fazer-nos chegar o teu donativo. Podes passar a palavra aos teus amigos.

 

Precisamos de ti. Junta-te a nós. Vamos fazer a diferença. Vamos construir um mundo mais acolhedor e mais justo.

 

Por ti, pelos teus, por nós, por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Ficha de inscrição
plugins premium WordPress