Os custos das Experiências Adversas na Infância

\"\"

Os custos reais são incalculáveis, mas um estudo publicado pela revista “The Lancet – Public Health” considerando apenas os custos financeiros e de saúde das EAI em 28 países europeus (no qual Portugal não foi considerado por inexistência de dados) foi calculado um valor médio de 2,6% do PIB, mas que varia entre 1,1% na Suécia e Turquia, a 6% na Ucrânia.

Com base nestas referências, considerando apenas os custos financeiros e na saúde, podemos calcular aproximadamente um custo anual de superior a 7000 M€ considerando o valor médio, mas que poderá ascender a mais de 13000 M€.

A crueza desses números não reflete os custos suportados por cada indivíduo, família e comunidade. Também ficam escondidos os custos económicos da diminuição de produtividade e da ação social e da justiça.

A Missão Pertinente pretende requalificar adultos, resgatar vítimas, mas acima de tudo apostar na prevenção das EAI, para que as novas gerações sejam mais resilientes, autónomas e conscientes das suas escolhas, ações e suas consequências. Desta forma poderá quebrar-se a perpetuação do ciclo das EAI.

Ficha de inscrição
plugins premium WordPress