Plano de Ação 2023

O primeiro ano da missão

A Missão Pertinente foi fundada em 2022, mas o ano de 2023 é verdadeiramente o ano do arranque da nossa atividade. A missão que temos para desempenhar é imensa e, por isso, requer alicerces sólidos e consistentes.

O Plano de Ação 2023 assume portanto como prioridades estratégicas a criação dos recursos base em diferentes áreas.

 

Organização Interna

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Instalações

(preferencialmente públicas e/ou sem custos)

Garantir espaço para a atividade associativa e para o centro comunitário Manuela Cardoso 30-04 envio de email

telefonema de follow up 

reuniões

Custo das Instalações em € 0€
Preparar as instalações (projeto, obras, equipamentos) Garantir condições para as instalações de acordo com a regulamentação em vigor e com vista aos serviços que pretendemos disponibilizar Manuela Cardoso 30-08 dependente das condições iniciais e dos requisitos que venham a ser definidos satisfação média  dos utilizadores de 0-5 4

 

Website e plataforma

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Sistema de gestão de inscrições de sócios Automatização de processo de inscrição e cobrança de quotas Jorge Barbosa e Daniel Oliveira 31-01 Instalação e configuração de plugins executado / não executado executado
Sistema de gestão de donativos Automatização da recolha de donativos (fixos ou recorrentes); emissão e envio de recibos Jorge Barbosa e Daniel Oliveira 31-01 Instalação e configuração de plugins executado / não executado executado
Instalação e configuração de sistema de fóruns Criação de plataforma de colaboração Jorge Barbosa e Daniel Oliveira 31-01 Instalação e configuração de plugins executado / não executado executado
Conteúdo genérico Informação ao público em geral Jorge Barbosa e Daniel Oliveira 31-01 Resumo do material já existente e das pesquisas já efetuadas nº de artigos 15
Criação de áreas reservadas Apresentar conteúdo consoante o perfil do visitante Jorge Barbosa e Daniel Oliveira 31-01 Instalação e configuração de plugins executado / não executado executado
Configuração de sistema de CRM Registo de contactos e interacções Jorge Barbosa e Manuela Cardoso 31-01 Segmentação de contactos e criação de workflows satisfação média  dos utilizadores de 0-5 4
Criação de áreas internas dos fóruns. Estimular a interação Susana Marinho e Jorge Barbosa 28-02 Levantamento e colocação de questões iniciais para diferentes grupos nº de questões por grupo 3
Conteúdo Científico Informação especializada Susana Marinho com voluntários 28-02 Levantamento das pesquisas já publicadas em PT, EN e ES nº de entradas 100
Sistema de gestão de eventos Automatizar o processo de inscrição em eventos (incluindo cobrança e emissão de recibos) Jorge Barbosa e Daniel Oliveira 28-02 Instalação e configuração de plugins executado / não executado executado

Comunicação

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Campanha de Sensibilização Criar consciencialização e angariar sócios e donativos particulares Emanuel Almeida 31-01
a repetir a cada 2 meses
Vídeo promovido nas redes sociais ROI

nº de sócios
valor anual de quotas

+200%

500

12.500€

Campanha de Crowdfunding Congresso Angariar apoio de particulares para o congresso Fátima Ferreira 28-02 Plataforma de Donativos € angariados 5000€
Campanha de Crowdfunding Instalações Angariar apoio de particulares para as Fátima Ferreira 30-07 Plataforma de Donativos € angariados 10000€
Webinário mensal Divulgar a associação e sensibilizar para EAI Emanuel Almeida c/ convidados mensalmente Live YouTube nº de participantes

 

nº de visualizações

50

500

Contactos com a imprensa divulgação das EAI e da Associação Emanuel Almeida c/ consultoria mensalmente

 

Envio de Press Release nº de publicações em OCS 50
durante o ano
Gestão de Redes Sociais Publicação de conteúdos e interação com os seguidores Inês Leal semanalmente Publicação de conteúdos e interação com os seguidores nº de seguidores por canal crescimento mensal de nº seguidores por canal

 

Relações externas e parcerias

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Enviar apresentação a potenciais parceiros Instituições de ensino superior, sociedades científicas, investigadores nas áreas da saúde, educação e ciências sociais Criação de parcerias estratégicas para a área da Investigação Celeste Roseiro c/ voluntários 31-01 envio de email % respostas 3%
Enviar apresentação a potenciais parceiros Instituições públicas (ministérios, secretarias de estado e outras entidades públicas e/ou governamentais) Apresentação da Associação. Solicitação de reunião para apresentação pessoal e estabelecimento de de parcerias estratégicas Celeste Roseiro c/ voluntários 31-01 envio de email % respostas 3%
Enviar apresentação a potenciais parceiros Órgãos municipais (câmaras, juntas de freguesia, Rede Social)

 

 

Marcar reuniões de apresentação aos Órgãos autárquicos (CMP, Junta de Freguesia) e entidades participantes na Rede Social

 

 

Celeste Roseiro c/ voluntários 31-01 envio de email

telefonema de follow up

nº de reuniões 15
Enviar apresentação a potenciais parceiros IPSS´s, Fundações e Associações da sociedade civil, Sindicatos (áreas da saúde, educação e ciências sociais), Ordens profissionais (Médicos, Psicólogos, etc)

Escolas públicas e privadas, de todos os graus de ensino, Centros de saúde, Hospitais com serviço de pedo-psiquiatria, clínicas privadas)

Criação de parcerias estratégicas. Convite para a participação nos fóruns

 

 

Celeste Roseiro c/ voluntários 31-01 envio de email
 
% de cliques

 

 

 

nº de inscritos no site

5%

 

 

 

 

2%

Criação de base de dados de contactos de potenciais financiadores privados Criar bases de dados para possibilitar encetar contactos de apresentação e estabelecimento de parcerias Celeste Roseiro e Fátima Ferreira c/ voluntários 28-02 recolha manual em várias listagens nº de contactos 3.000
Criação de base de dados de contactos de potenciais parceiros nos PALOP e envio de email de apresentação Apresentação da Associação. Solicitação de reunião para apresentação pessoal e estabelecimento de de parcerias estratégicas Celeste Roseiro c/ voluntários 31-12 envio de email

telefonema de follow up 

reuniões

 

Nº de parcerias formadas 10
Newsletter mensal divulgação de notícias e eventos Celeste Roseiro c/ voluntários mensalmente

 

envio de newsletter % de cliques 5%

 

Direção administrativa e financeira

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Criação de base de dados de instituições Criar bases de dados para possibilitar encetar contactos Fátima Ferreira c/ voluntários 31-01 recolha manual em várias listagens nº de contactos 15.000
Fazer formação para apresentação de candidaturas Estar preparado para os concursos porque os prazos de candidatura são normalmente muito curtos Emanuel Almeida, Manuela Cardoso e Fátima Ferreira 30-05 formação ou consultoria externa executado / não executado executado
Garantir requisitos prévios para contratos de cooperação c/ Segurança Social Estar preparado para os concursos porque os prazos de candidatura são normalmente muito curtos Manuela Cardoso e Fátima Ferreira 30-06 levantamento dos concursos possíveis, datas e requisitos habituais. executado / não executado executado
Contactos com financiadores potenciais Contactar potenciais parceiros para angariação de apoios para as diferentes atividades Fátima Ferreira c/ voluntários permanente

 

envio de email

telefonema de follow up 

reuniões

Volume de apoios angariados em € 50.000€

Investigação, Inovação e Desenvolvimento

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Constituição e supervisão de Comissão Organizadora do Congresso Equipa da organização do I Congresso Internacional das experiências adversas na infância Manuela Cardoso e Fátima Flores 30-01 definido pela COC Número de participantes presenciais e online 90 presenciais

+

200 online

Constituição de Comissão de Ética Grupo de especialistas que vão assegurar a observação de todos os princípios éticos Manuela Cardoso e Susana Marinho 31-03 contactos pessoais executado / não executado executado
Constituição e alargamento de equipa de investigação Reunir investigadores Manuela Cardoso e Susana Marinho 30-04 contactos pessoais nº de investigadores 10
(até ao final do ano)
Revisão Sistemática da literatura existente sobre EAI Identificar e sistematizar conhecimento já produzido em diferentes contextos Susana Marinho com Voluntários 30-05 revisão de literatura executado / não executado executado
Identificação das necessidades de investigação em Portugal Distribuição dos projetos de investigação por diferentes equipas Susana Marinho 30-05 brainstorming executado / não executado executado
I Congresso Internacional das experiências adversas na infância Dia da apresentação formal da associação a toda a comunidade COC 1 e 2 de junho a definir pela COC Número de participantes presenciais e online 90 presenciais

+

200 online

 

Respostas Sociais

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Constituir gabinete de apoio e aconselhamento jurídico Prestar serviços de atendimento aos sócios e interessados Manuela Cardoso e Celeste Roseiro 30-09 com serviços próprios, com recurso a voluntários ou por subcontratação executado / não executado executado
Gabinete de coaching e mentoria Prestar serviços de atendimento aos sócios e interessados Emanuel Almeida 30-09 com serviços próprios, com recurso a voluntários ou por subcontratação executado / não executado executado
Constituir gabinete de apoio psicossocial Prestar serviços de atendimento aos sócios e interessados Novo Dir. Técnico 31-10 a definir executado / não executado executado
Elaborar candidaturas a respostas sociais ISS alargar a oferta de respostas sociais Novo Dir. Técnico ? trabalho colaborativo executado / não executado executado

Formação

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Parentalidade Positiva promover a parentalidade positiva Susana Marinho 30-09 workshop presencial e online nº de participantes 20
Mindfulness para Crianças promover o mindfulness para crianças Susana Marinho 30-10 workshop presencial e online nº de participantes 20
Escrita Terapêutica Libertar traumas através da escrita Margarida Nery 30-11 workshop presencial e online nº de participantes 20
Mudar de vida com coaching promover a utilização do coaching Jorge Monteiro 31-12 workshop presencial e online nº de participantes 20

 

Financiamento

Objetivo Justificação Responsável Prazo Método Métrica Resultado Chave
Averiguar possibilidade de Contratação de Especialistas em Fundraising Multiplicar possibilidades de sucesso das nossas campanhas junto de filantropos Direção 28-02 Reuniões com potenciais candidatos executado / não executado executado
Campanha de Crowdfunding para o lançamento da Associação Criar fundo de maneio para as atividades iniciais Direção 31-03 – Campanha nas Redes Sociais

– envio de email a todos os contactos (incluindo sócios)

– Plataforma PPL

valor em € dos donativos 3.000€
Campanha de Crowdfunding “uma casa para a Missão” Financiar o arrendamento de espaço e despesas de instalação iniciais Direção 30-03 – Campanha nas Redes Sociais

– envio de email a todos os contactos
(incluindo sócios)

– Plataforma PPL

valor em € dos donativos 5.000€
Campanha de Crowdfunding “Fundo Social” Criar Fundo Social para respostas de emergência Direção 31-12 – Campanha nas Redes Sociais

– envio de email a todos os contactos
(incluindo sócios)

– Plataforma PPL

valor em € dos donativos 10.000€
Campanha de angariação de sócios aumentar número de sócios Direção 31-12 – campanha redes sociais
– convite em todas as atividades e comunicações promovidas pela Associação
nº de novos sócios/ano 300
Campanha de donativos particulares destinados ao financiamento das atividades gerais e continuadas criar rede de doadores particulares recorrentes Direção 31-12 – campanhas nas  redes sociais
– envio de email a todos os contactos (incluindo sócios)
– apelo em todas as atividades e comunicações promovidas pela Associação
– recolha de donativos através do website
valor em € dos donativos recebidos no ano

% de donativos respeitantes a operações recorrentes

10.000€

 

 

50%

Campanha de donativos de empresas destinados ao financiamento das atividades gerais e continuadas criar rede de empresas patrocinadoras Emanuel Almeida 31-12 – criação de dossier do patrocinador e envio por email a contactos potenciais
– contactos pessoais e telefónicos
– campanhas nas  redes sociais
valor em € dos donativos recebidos no ano

% de donativos respeitantes a operações recorrentes

20.000€

 

 

50%

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Ficha de inscrição
plugins premium WordPress