Precisamos de ti!

 

O impacto do ambiente na infância:

O ambiente onde uma criança cresce tem um impacto profundo no adulto em que ela se pode transformar. Existem milhões de crianças que crescem no terreno pantanoso da adversidade.  São como flores de promessas que não chegam a desabrochar nas estações da vida. Estão condenadas a morrer prematuramente no terreno movediço da escassez. Algumas crianças altamente expostas ao stress tóxico criam um estado constante de alerta e medo, ativando o dispositivo de reação ao stress no sistema nervoso central. Essas reações preparam o terreno do futuro para a ocorrência de graves problemas de saúde física, mental, cognições distorcidas e problemas de comportamento diversos. Precisamos de ti!

O papel do jardineiro transformador:

Tu podes ser mais que um mero observador neste jardim de flores condenadas a morrer ou tornar-te o jardineiro que observa e escuta os sussurros de cada flor e percebe em cada detalhe a particularidade a que cada uma foi ou está a ser exposta e no momento certo a muda de local, a nutre, a coloca na sombra ou no sol, envolvendo-a com confiança no espaço seguro das experiências positivas que ela necessita para se erguer e construir.

Seja um agente transformador no jardim da vitimização:

O mundo precisa de pessoas corajosas, com olhar apurado e conhecedor da arte e da ciência da transformação da realidade humana. Tu podes ser um agente transformador no jardim árido da vitimização. Podes ser a pessoa que faz a diferença na vida de outra pessoa, na medida em que podes contribuir para que ela se dispa das pétalas murchas e se comece a ver pelo prisma da autenticidade onde pode colocar a nú a sua verdadeira essência.  Podes tocar corações e dar vidas a essas flores murchas. Tu podes tornar visível a beleza singular de cada flor rejuvenescida.  Tu podes desbravar o terreno da adversidade e construir canteiros de confiança onde se ressignificam vivências. Nós precisamos de ti. 

Rubem Alves afirma que um jardineiro é “uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins”).

O jardineiro na Missão Pertinente:

Um jardineiro, tem uma função muito especial na prevenção, mitigação, requalificação e resgate das Experiências Adversas de Infância (EAI). A sua presença dentro da Missão Pertinente- Associação de Desenvolvimento Humano, tem papel muito significativo, uma vez que, para além de construir novas experiências positivas, cria também nas vítimas a consciência, poder e responsabilidade pela sua própria construção permanente.  Como diria Sérgio Cortella: Gente não nasce pronta e vai se gastando, e sim, gente não nasce pronta e vai se construindo.

E tu quantos jardins queres construir? Vamos construir experiências positivas juntos? Precisamos de ti!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Ficha de inscrição
plugins premium WordPress