A Real Causa das Doenças Mentais

Em 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou o dia da saúde mental com o slogan “Mental health care for all: let’s make it a reality”. Os transtornos mentais são uma das principais causas de incidência de doenças entre os 15- 49 anos de idade na Europa. Estima-se que afetem mais de 1/3 da população a cada ano e a OMS destaca a necessidade de um progresso acelerado nesta área. 

Os estudos epidemiológicos de saúde mental em Portugal têm revelado que somos um dos países europeus com maior prevalência de perturbações mentais.  Segundo a Euronews, 1 em cada 5 portugueses sofre de problemas de saúde mental! Como qualquer outra doença, a prevenção e o combate das doenças mentais têm de ter como base as suas próprias causas ou causa fundamental.

Esta é a hora de tomar consciência social sobre a causa das causas dos problemas de saúde mental em Portugal. A real causa existe e já foi descoberta. Vários estudos científicos comprovam a associação entre experiências de adversidade precoce e a incidência de doenças mentais na vida adulta. Os efeitos a longo prazo na saúde mental da exposição a eventos adversos na infância estão relativamente bem documentados. O plano de ação europeu para a saúde mental (2013-2020) enfatizou a importância de reduzir as experiências adversas através da consciencialização, aumento do conhecimento e garantia de intervenção precoce. 

Já em 2010, o National Scientific Council of the Developing Child, propôs um modelo no qual admite que a arquitetura do cérebro da criança se inicia antes do nascimento e se prolonga até à idade adulta, constituindo a base, que poderá ser frágil ou sólida, para uma vida física e mentalmente saudável.

Para conseguir intervir com eficácia na resolução ou mitigação das doenças mentais, temos de ir à raiz da real causa do problema. Por trás de cada doença mental existe um contexto que tem de ser entendido e valorizado. Temos de conseguir ver por trás da cortina da doença, o palco onde cada vítima nasceu, brincou, aprendeu, trabalhou, conviveu, cresceu, envelheceu. O ambiente físico, social e emocional a que estamos expostos, é um terreno fértil para o aparecimento e desenvolvimento de oportunidades de crescimento, evolução e superação ou de obstáculos e adversidades letais das nossas escolhas, autenticidade e liberdade.

Agora que já conhecemos a causa da epidemia que afeta milhares de portugueses, não podemos deixar de assumir e cumprir a nossa missão. Esta pode ser uma missão com muito espinhos, mas não podemos continuar a atuar sobre as consequências das perturbações de saúde mental e ignorar a verdadeira causa desta praga social.

A Missão Pertinente- Associação para o Desenvolvimento Humano quer combater a real causa das doenças mentais.   Estamos a criar uma rede ativa de cooperação científica, interpessoal, interprofissional e interinstitucional para envolver toda a comunidade na prevenção das Experiências Adversas na Infância, bem como mitigar os seus efeitos ao longo da vida nos domínios da saúde física, mental e emocional, educação e integração social.

Tu podes fazer parte desta rede. Junta-te a nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Ficha de inscrição
plugins premium WordPress